sexta-feira, 4 de julho de 2014

A Copa do Mundo como tema dos atendimentos

Boa tarde pessoal!
Hoje a nossa seleção enfrenta a Colômbia na Copa do Mundo e seguindo no ritmo, eu separei algumas atividades que podem ser feitas com esse tema.
Que tal um jogo da memória com as seleções que participaram da copa de 2014? É uma atividade que pode dar certo com diversos públicos, além de ser facilmente graduada, aumentando ou diminuindo o número de peças em jogo.
Que tal para os pequenos uma bandeira toda pontilhada para que eles possam primeiro contornar, colorir e até mesmo recortar? Dá pra trabalhar os conceitos de dentro e fora, de respeitar os espaços, preenchendo apenas dentro do que a linha está delimitando, cores, força de preensão e pressão, coordenação motora fina, dentre outros.
Outro jogo que muita gente gosta! O bingo! No exemplo são usados os nomes das Seleções participantes, além de algumas figuras, mas dá pra fazer sua própria cartela usando os jogadores das seleções, as cidades que estão sediando os jogos, enfim, o que a criatividade permitir!
Essa eu adorei! Que tal pegar uma imagem como essa ai de cima e fazer um trabalho de resgate de identidade ou de memórias do seu paciente? Use o rosto de pessoas do convívio dele ou pessoas que já conviveram para montar a seleção do paciente! 
E que tal decorar o espaço em que são feitos os atendimentos? A decoração pode ser feita pelos próprios pacientes, individualmente ou em grupo, usando materiais simples, como papel, fitas, EVA, material reciclável e tudo aquilo que sua imaginação e seus objetivos permitirem!
O boliche também é um jogo que muita gente gosta, é fácil de confeccionar, permite que se gradue a dificuldade e os objetivos que se quer alcançar com ele. Como estamos no clima da Copa, dá pra usar a imagem dos jogadores da seleção, as cores das bandeiras ou até mesmo a imagem das próprias bandeiras. Ai é só soltar a imaginação!
Outra atividade que pode ser utilizada é o futebol! Trabalha vários componentes e diverte que está participando! Também permite graduação da atividade e caso o terapeuta não encontre um kit como esse dá foto, dá pra fazer o gol de cano de PVC!
A culinária também é muito utilizada nos atendimentos! E se para assistir os jogos, você passasse ao seu paciente essa receita super fácil de espetinho de frutas? Basta escolher as frutas que se quer usar (morango, uva, manga, kiwi, maçã, mamão, banana e por ai vai), lavá-las, cortá-las e colocá-las no espetinho! 
E por último esse é um "esquema" de um recurso que usei durante meu estágio na graduação. Não tenho foto então por isso fiz essa "arte" no Paint para vocês entenderem como funciona. Também não fui eu quem confeccionou. O material já estava lá, e não sei o nome dos autores (quem souber, por favor, informe nos comentários).
Era um campo de futebol feito em uma placa de madeira, como dois velcros presos como mostra a figura, além de duas bolinhas revestidas de velcro. O objetivo do jogo era chegar do outro lado para marcar o gol. Então eu ficava com uma bolinha e meu paciente outra. Quem chegasse primeiro do outro lado ganhava! Ele trabalhava de forma lúdica com esse material, amplitude de movimento e força muscular.

Bom pessoal, é isso!
Espero que vocês tenham gostado!
Se alguém tiver uma outra dica, não deixe de compartilhar com a gente!
Um beijo e até a próxima!

3 comentários:

  1. Parabéns Gabriela, muito legal!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabriela, costumo abrir caixas de embalagens que jogaria fora e pintá-las no verso com cores vivas. Depois corto em partes e desafio meus filhos a montar a pintura. Eles têm 6 e 4 anos. Depois mando para escola e a professora trabalha a montagem com as turmas deles. Quando estou fazendo a pintura fico bem tranqüilo. Gosto bastante.

    ResponderExcluir