segunda-feira, 14 de julho de 2014

Dicas para usar na comunicação alternativa

Boa noite pessoal!
Hoje tenho o prazer de falar sobre um assunto que muito me interessa! A Comunicação Suplementar e Alternativa.
Durante a graduação tive a oportunidade de trabalhar em um projeto de extensão com uma das pessoas mais referenciadas quando se trata de comunicação alternativa no Brasil: Débora Deliberato. Fora isso, também tive aula com ela, e passei a me interessar pelo assunto.
Mas e o que é Comunicação Alternativa?
É uma área da tecnologia assistiva que se destina à ampliação de habilidades de comunicação. Ela é voltada para a pessoa sem fala ou sem escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade de falar e/ou escrever.
Pode acontecer valorizando outros canais de comunicação do indivíduo, como gestos, sons e expressões, que identifiquem desejos e necessidades como por exemplo, sim, não, tchau, oi, dor, fome e outros.
Fora esse tipo de comunicação é possível que seja ampliado o repertório comunicativo com auxílios externos. São eles:
Cartões de comunicação, são organizados por categorias e permitem que a pessoa selecione o que deseja para montar sentenças.

As pranchas de comunicação são organizadas em pastas e divididas em temáticas, de acordo com as necessidades do paciente.
Para os que sabem ler e escrever uma boa opção é a prancha de comunicação alfabética, que consiste em uma prancha com as letras do alfabeto. O paciente aponta as letras e assim é capaz de formar as palavras.

No Brasil, são vários os vocalizadores existentes. Vocalizador é um aparelho (existem de vários tamanhos, cores, formatos, modelos) que permitem que a imagem seja impressa e colocada, além da frase ou palavra correspondente com a imagem. O usuário clica na figura e é emitido o som que foi gravado previamente.

Esses foram alguns exemplos, mas cada recurso é construído de maneira personalizada, levando em consideração as necessidades e especificidades de cada indivíduo. Para construção desses recursos, é necessário utilizar um sistema simbólico. Um dos mais conhecidos é o PCS (Picture Communication Symbols. Ele possui como características desenhos simples e claros, fácil reconhecimento, adequados para usuários de qualquer idade, facilmente combináveis com outras figuras e fotos. No Brasil esse sistema está disponível por meio do software Boardmaker.
O Boardmaker permite criar pranchas das mais diversas. Com imagens coloridas, ou em preto e branco, editadas, enfim, é o software mais completo para comunicação alternativa. Ele não é dos mais baratos, mas pra quem trabalha com isso, vale muito a pena. Quem quiser comprar, segue o link aqui.
Mas para quem não tem interesse por enquanto, existem algumas pranchas do Boardmaker prontas disponíveis no Google, além de ser possível utilizar imagens retiradas de revistas, fotos e da internet.

Um site que quebrou muito meu galho foi o ARASAAC. Ele tem vários símbolos que podem ser usados nesse tipo de trabalho. Com ele já fiz alguns jogos de tabuleiro, como o já mostrado aqui.

Além de tudo isso, existem os aplicativos para Android e IOS que podem ser usados para comunicação alternativa. Eu já tive oportunidade de usar o Adapt.
O Adapt tem a desvantagem de ser em espanhol, mas mesmo assim, em alguns casos é possível usar. Ele já tem uma prancha pronta (que é possível editar) e um espaço para texto livre. Quando se clicar em alguma imagem ou se escreve um texto, é produzido som.

Um aplicativo que ainda não testei, mas que é muito utilizado é o Que-Fala! Ele permite que se edite pranchas, baixe no dispositivo e utilize.Aqui no site é possível ter mais informações e baixar o aplicativo.

E pra finalizar, selecionei dois recursos que fiz durante a graduação utilizando a comunicação alternativa, e um artigo da Débora Deliberato que é bem curtinho, mas muito completo sobre o que é Comunicação Alternativa, os cuidados ao montar um recurso e outros. Basta clicar aqui.
Prancha Boardmaker (música Borboletinha).

Livro adaptado (Chapeuzinho Vermelho) com bonecos, figuras e áudio.

Por hoje é só! Espero que tenham gostado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário