segunda-feira, 7 de julho de 2014

Mas e o que é Terapia Ocupacional?

Boa noite pessoal!
Eu iniciei o blog na semana passada, postei várias coisas, crie a página no face que trata tudo de T.O. Mas e ai, todo mundo sabe o que é Terapia Ocupacional?
Selecionei algumas definições para postar aqui e no final coloco o que eu acho que a T.O. tem de melhor!


1. Guia do Estudante
"Área que estuda e emprega atividades de trabalho e lazer no tratamento de distúrbios físicos e mentais e de desajustes emocionais e sociais. O terapeuta ocupacional utiliza tecnologias e atividades diversas para promover a autonomia de indivíduos com dificuldade de integrar-se à vida social em razão de problemas físicos, mentais ou emocionais. O profissional elabora planos de reabilitação e adaptação social, buscando desenvolver no paciente autoconfiança e orientando-o quanto a seus direitos de cidadão. Ele atende desde recém-nascidos e crianças até adultos e idosos, para a promoção, a prevenção e a recuperação de disfunções. Também cria e faz avaliação de atividades físicas, podendo prestar atendimento individual ou em grupo. O terapeuta trabalha em clínicas, asilos, hospitais, instituições geriátricas, psiquiátricas e penais, centros de saúde, de convivência e de reabilitação, creches e empresas. Além disso, o profissional está habilitado a prestar atendimento aos pacientes em domicílio."
No site do Guia do Estudante você encontra mais informações e até um teste de orientação profissional. Basta clicar aqui.

2. COFFITO
"É uma área do conhecimento, voltada aos estudos, à prevenção e ao tratamento de indivíduos portadores de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psico-motoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos e/ou de doenças adquiridas, através da sistematização e utilização da atividade humana como base de desenvolvimento de projetos terapêuticos específicos."
No site do COFFITO você também encontra o que faz o "Terapeuta Ocupacional". COFFITO

3. VUNESP
"A Terapia Ocupacional é uma profissão da área da saúde, com forte inserção nas áreas social e da educação. Busca desenvolvimento, tratamento e reabilitação de pessoas de qualquer idade que tenham seu desempenho ou sua convivência afetados por problemas motores, cognitivos, emocionais e de inserção social. Um dos traços da profissão é a utilização das diferentes propriedades presentes nas atividades humanas como recurso terapêutico para desenvolver, restaurar ou ampliar as capacidades funcionais das pessoas. O objetivo de sua ação é encontrar meios para que as pessoas alcancem sua autonomia, independência e utilizem ao máximo suas potencialidades. Para alcançar esses objetivos, o terapeuta ocupacional promove a adaptação de utensílios e de mobiliário, mudanças no ambiente doméstico ou de trabalho. Ele também oferece treinamento funcional e de atividades da vida diária, além de orientar cuidadores familiares. Esse especialista prescreve, ainda, a confecção de órteses, que são aparelhos ou dispositivos ortopédicos de uso provisório, para alinhar, prevenir ou corrigir deformidades ou melhorar a função das partes móveis do corpo. Entre os espaços de atuação da Terapia Ocupacional, estão hospitais, clínicas, centros de reabilitação, ambulatórios, hospitais psiquiátricos, hospitais-dia, centros de atenção psicossocial, unidades básicas de saúde, unidades de saúde da família, escolas, creches, asilos, empresas, oficinas terapêuticas e profissionalizantes, UTIs e enfermarias."
P.S.: Não é puxando para o lado da VUNESP, mas pra mim essa é uma das melhores definições da T.O.
No site você também encontra informações sobre o curso da UNESP, Universidade em que estudei. Link aqui

4. FMRP USP
"A Terapia Ocupacional é um campo de conhecimento e de intervenção em saúde, educação e na esfera social reunindo tecnologias orientadas para a emancipação e autonomia de pessoas que, por razões ligadas à problemática específica, físicas, sensoriais, mentais, psicológicas e/ou sociais apresentam temporariamente ou definitivamente dificuldade na inserção e participação na vida social.
A Terapia Ocupacional utiliza como instrumento de trabalho a ATIVIDADE, tendo como significado o fazer (ocupação) do homem em sua vida cotidiana e nas suas relações com o ambiente.
A intervenção do terapeuta ocupacional se dá através das atividades como recurso terapêutico previamente analisadas, de acordo com a necessidade de cada indivíduo, podendo ser individuais ou grupais (oficinas terapêutica, profissionalizantes, educativas, grupos de humanização, etc).
Mais informações aqui.

5. Gabriela Tripicchio Gonçalves
É claro que minha definição não é nada técnica, ou algo a partir daquilo que tirei de livros ou referências importantes. Essa é uma definição que vem do coração!
Pra mim, a Terapia Ocupacional é uma profissão da saúde (frase que sempre uso pra começar a minha longa explicação sobre o que T.O. pra alguém), que me permite trabalhar com diversos públicos, com todo tipo de gente, classes sociais e idades.
É uma profissão super humana e que em todas as experiências permite que se aprenda mais com as situações do que ensinar. É sem limites! Sem limites de criatividade, de amor e de estudos. 
Eu aprendi também que para alguns familiares eu serei sempre Fisioterapeuta, e pra outros Terapia Ocupacional é uma mistura de "Fisioterapia com Psicologia" (não desmerecendo os colegas ok?!).
Nessa de trabalhar com vários públicos, você pode explorar de TUDO, tudo mesmo! Diversos assuntos, objetos, materiais que você jamais pensou em usar, passam a fazer parte do cotidiano. É poder ajudar alguém em coisas super banais, que ninguém jamais pensaria dificultar tanto a vida como, por exemplo, cortar um pão. É uma profissão que de longe é rotineira. Hoje você é princesa, amanhã é pirata; hoje você usa uma recurso ultra moderno, amanhã precisa improvisar com o que tem. Ser T.O. é gostar de viver, de se reinventar, de mudar e criar!
É conhecer pessoas maravilhosas, companheiras, leais, outras nem tanto (existe em todo lugar não é?) mas que de qualquer maneira te ensinam e muito (é claro que aprender com doçura é muito melhor).
AAAAH! Ser e ter um(a) T.O. é booooom demais!


Bom, acho que é isso!
E pra você... Qual é a sua Terapia Ocupacional?
Um beijo
Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário