quinta-feira, 3 de julho de 2014

Jogos de Tabuleiro

Boa noite pessoal!
Hoje o post continua tratando de jogos, mas agora são jogos de tabuleiro.
São diversos os jogos e várias as possibilidades de utilizá-los em atendimentos.
É possível criar o seu próprio jogo, comprar jogos prontos ou até mesmo baixar alguns da internet.
Na pouca experiência que tenho já usei jogos com reabilitação de terapia de mão, em hospitais psiquiátricos, com pacientes com lesões neurológicas, idosos, crianças (com algum atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, deficiência ou que apenas estavam internadas em enfermaria pediátrica por pouco tempo).
Acho que nesses casos, é preciso que antes de comprar ou criar o próprio material, pensar no objetivo que se pretende alcançar, no público e na atividade em si, ou seja, ANÁLISE DE ATIVIDADE - um de nossos diferenciais - . Um mesmo material também pode ser usado em diversas situações, com vários pacientes e com muitos objetivos. Um exemplo disso, é o jogo de dominó, que muitas vezes é empregados aos idosos em reabilitação cognitiva, ou com crianças para estimular o raciocínio lógico, ou até mesmo os dois com os dois grupos de pacientes.
Outros jogos que muito me interessam são os de realidade virtual, utilizando consoles como Nintendo Wii e Xbox, no entanto, vou deixar esse assunto para tratar em outro post.
Como gosto de deixar aqui alguns exemplos, vou listar alguns materiais que já usei:
* Lince;
* Pega Vareta;
* Dama;
* Dominó;
* Cilada;
* Cara - a - Cara;
* Ludo;
* Resta um;
* Jogos de encaixe.

Além desse, já usei tabuleiros retirados da internet e adaptei de acordo com aquilo que precisava. Caso você queira fazer isso, basta colocar no Google "jogos de tabuleiro" ou "jogos de tabuleiro para imprimir" que são várias as opções que aparecem.


Outra coisa que deu muito certo foi confeccionar o jogo com os próprios pacientes. Certa vez, fiz isso com mais duas colegas com um grupo de crianças que estavam com problemas de comportamento. Enquanto eles confeccionavam, sem perceber, estavam trabalhando em grupo, tendo que resolver as coisas juntos, o que acabou sendo parte dos procedimentos para alcançar os objetivos.
Como disse, também já elaborei alguns. E vou deixar disponível para vocês usarem um tabuleiro que confeccionei para usar com uma criança com Paralisia Cerebral que passava por atendimento no setor de Ortopedia de um hospital. Em conjunto ao tabuleiro, usava por exemplo, massinha de modelar, o que me permitia graduar a atividade.
Essa é a foto do jogo. Para baixar o arquivo basta clicar aqui.
Para dar acabamento, usei contact colorido e transparente para aumentar a durabilidade, além de engrossar as peças com EVA. O que precisava ser mais "firminho" como o tabuleiro e dado, usei papelão.
As regras do jogo estão no arquivo, porém, caso tenha alguma dúvida basta postar nos comentários, e-mails ou facebook.
Quem tiver alguma sugestão também tem toda liberdade!
Espero que tenham gostado!
Um beijo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário